terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Largo Olival do Corro e a sua relação com a República...


Como é do conhecimento de todos, no passado dia 5 de Outubro de 2010 assinalámos o Centenário da República Portuguesa.
Por todo o país, a cada recanto, subsistem, para memória do Povo, importantes símbolos que lembram a grande luta dos Portugueses pelos valores Republicanos da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade que ecoam pela Europa desde a grande Revolução Francesa.
E, em Gonçalo, por tradição terra de gente esclarecida e lutadora, esses valores ecoaram também pelas ruas e pelas praças, pois assim se justifica que deles se tenha erguido, como símbolo de memória, a escultura que serve de topo à fonte do mais importe largo da vila de Gonçalo.
Embora muitos possam não saber, trata-se de uma escultura que pretende personificar a República, através da sua mais perfeita representação, o barrete frígio ou mais conhecido como barrete da liberdade.
O barrete frígio era uma espécie de touca ou carapuça originalmente usada pelos habitantes da Frígia, uma antiga região da Ásia Menor, localizada onde hoje se situa a Turquia. O barrete frígio ou barrete da liberdade, como mais tarde ficou a ser conhecido, foi escolhido e usado, em tons de vermelho, pelos republicanos franceses que lutaram na Revolução Francesa, na tomada da Bastilha, em 1789. A Revolução teve como consequência directa a instauração da primeira república francesa em 1793.
Daí em diante, o barrete frígio foi transformado no mais importante e significativo símbolo do ideário republicano.
Ora, é esse mesmo símbolo que podemos ver representado na fonte do Olival do Corro e que prova o envolvimento do Povo de Gonçalo na luta pela implantação do regime republicano.
Trata-se, no meu entendimento, de uma escultura ímpar da história da nossa terra e que, não raras vezes, tem sido desprezada e ignorada por todos nós.
Pela minha parte, agora que o largo foi devidamente arranjado, não deixarei de propor um tratamento especial para a fonte do Olival do Corro. Afinal de contas tem a coroá-la um dos mais importantes símbolos do ideário republicano o barrete frígio ou barrete da liberdade... E o Povo de Gonçalo, na sua história, já deu provas na luta e no respeito pela Liberdade...

Pedro Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário