quinta-feira, 9 de junho de 2011

António José Seguro... "o senhor que se segue"...

António José Seguro (PS)

A confirmar-se a intenção de António José Seguro se candidatar à liderança do Partido Socialista contará, certamente, com o meu voto!
Entrei para a Juventude Socialista em 1998, inspirado pela figura aglutinante de António Guterres que foi, aliás, para mim, um verdadeiro líder, um homem ponderado, humano, pleno de um conjunto princípios e valores ético-morais que, indubitavelmente, definem, ainda hoje, a sua personalidade...
Do PS desse tempo todos recordamos duas figuras bem distintas que o acompanhavam... por um lado José Sócrates, por outro António José Seguro. E, se Sócrates se revelou, ao longo da sua liderança e ao longo da sua governação, um homem frio, insensível aos valores humanos (pilares tão basilares do Partido Socialista), teimoso e, até, nalguns momentos, arrogante nas acções e nos relacionamentos (mesmo com os seus pares), a verdade é que tenho esperança que António José Seguro tenha "herdado" de António Guterres esse conjunto de valores ético-morais que lhe permitiram, nesse tempo, reconhecer nele um homem humano, sensível e dialogante. Estou, pois, perfeitamente convencido que é esta linha de princípios que definirá a actuação, a liderança e a personalidade de António José Seguro.
Não tive, como outros aqui pela Guarda, a possibilidade de conviver de perto com António José Seguro nos tempos em que foi eleito deputado pelo nosso circulo eleitoral e nos tempos em que desempenhou as funções de Secretário de Estado da Juventude ou de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro. Ainda assim, tenho uma boa ideia de António José Seguro... acho sinceramente que será "o senhor que se segue" no Partido Socialista. Depois de tempos tão conturbados, o Partido Socialista necessita de um novo rumo, um rumo eventualmente mais social, um rumo em que se procure o encontro directo e sem rodeios com os cidadãos, um rumo de reconciliação com as pessoas... E, para isso, torna-se necessário romper com o passado... A nossa vida faz-se através de ciclos, de ciclos que se fecham e de ciclos que se abrem... Penso que não vale a pena, Francisco Assis, fazer esforço para reabrir um ciclo que José Sócrates selou definitivamente... o tempo encarregar-se-á de demonstrar que os ciclos se fecham e se abrem com naturalidade... não vale a pena forçar!
António José Seguro será, com toda a certeza, a figura capaz de inaugurar um novo ciclo no Partido Socialista, um ciclo que transpirará, através da sua própria personalidade, grande serenidade, sentido de estado, boa educação, bons princípios éticos, abertura de pensamentos e correntes internas, discussão frontal sem ensaios prévios... enfim, um ciclo que permitirá ao Partido Socialista e aos seus militantes um regresso à sua verdadeira identidade...
Se António José Seguro avançar para a corrida à liderança do PS contará, certamente, com o meu voto!...
Pedro Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário